sábado, 3 de julho de 2010

As 3 fases da eliminação...

E depois de algum tempo sem postar volto com o assunto mais comentado do ano, do mês, do mundo. A Copa do Mundo 2010 na África do Sul. Já era para eu ter feito algum post sobre, antes da Copa, na abertura da Copa, até que a Copa passou e eu não fiz. Mas depois do jogo do dia 02 de julho, resolvi fazer. Até porque me pintou uma ideia na cabeça. E eu quero falar sobre as três fases da eliminação. Mas antes alguns comentários. Eu confesso que eu apostava no Brasil, sempre e desde o começo. Confesso também que gosto do Dunga, apesar de tudo e de todos. Querendo ou não ele é disciplinado, é guerreiro e é o Dunga e não podemos tirar o mérito dele, apesar de não achá-lo o melhor técnico para a nossa seleção. Mas enfim, apesar de toda a polêmica, todos os comentários, todos os julgamentos... eu sempre acreditei. Afinal, temos que acreditar no nosso país e no time que torcemos, apesar dos pesares. Após a derrota do Brasil para a Holanda ontem, com um jogo que poderia ter sido muito diferente, se não fossem as bobeadas do Felipe Mello, as bobeadas da defesa nos dois gols, as bobeadas do Dunga, as bobeadas do juiz e as bobeadas do time todo que entrou no segundo tempo com um ar de "já ganhamos", senti que precisava fazer esse texto, pelo que observei por aí.

1ª fase: A revolta
Sem sombra de dúvidas a primeira fase é a de revolta. Indignação total. COMO que foram deixar a Holanda virar? COMO que deixaram o Sjneider jogar sozinho nos dois gols? COMO que a defesa (teoricamente "forte") do Brasil deixou passar? COMO que o Brasil ficou tão apático no segundo tempo? COMO que não empataram o jogo, pelo menos, e levaram para a prorrogação. COMO o Felipe Mello pode ser tão imbecil? COMO? O Brasil não aceita, não acredita, não quer ver mais nada. Só reza pro melhor acontecer. E nada acontece. E o jogo acaba.

2ª fase: A decepção
Depois que o jogo acaba, vem aquele sentimento de derrota, literalmente. Aquela sensação ruim. A fome passa, a alegria passa, você só não acredita, não acredita e não acredita. Olha pra pessoa ao lado (se tiver) e dá aquela risada de: Eu não acredito! Tem gente que chora. Tem gente que xinga. Tem gente que fica louca. Já eu, depende do estado de espírito. Não choro. No fim acho que tudo é apenas futebol e foi apenas mais uma Copa do Mundo perdida que alguma seleção vai ganhar.

3ª fase: A aceitação
Passa o jogo. Passa a Copa. Passa tudo e um mês depois ninguém vai nem lembrar que dia o Brasil jogou, quem fez os gols, onde que viu o jogo... Tá, lembram sim. Mas não ligam. Comentam, discutem, argumentam, mas esquecem e a vida segue. Ontem mesmo, logo após o jogo, o clima já era outro. Sem buzinaço, sem correria, sem vuvuzelas, sem gritaria. E a vida volta ao normal. Afinal, o que ganhamos com tudo isso? Na verdade, são os jogadores e os times que ganham. Só (pra ser bem sincera). Ok que Copa é O evento, eu gosto muito e participo, mas tenhamos equilíbrio. E que venha 2014. Hexa no Brasil, eu acredito, eu quero!

6 comentários:

Lálika S. disse...

Amiga, vc escreveu o que eu não consegui lá no Elo! É isso mesmo, torci muito para o Brasil nesta Copa, pena que não deu. Agora é esperar 2014! Que venha o Hexa. Afinal somos brasileiros e não desistimos nunca! =D

Kico Stone disse...

Vale a Copa em que se joga bonito, como a de 2002 com o Felipão. Nao tem muita coisa inesquecivel nesta Copa -> fizeram + sucesso: Jabulani, Juiz & Bandeirinhas cegos, Maradona e Mick Jagger ...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Kico esqueceu da Vuvezela. XD
Ótimo texto Michelle. O Dunga também não é o técnico dos meus sonhos. Mas ele cumpriu bem o seu papel. Aliás, bem melhor que o Parreira na copa passada.

Kico Stone disse...

É mesmo alphazine!
A Vuvuzela é inesquecível e muito Audível :)))

Zé Luiz disse...

Foi a primeira vez na vida que eu "pulei" direto pra 3º fase. Nem decepcionado eu fiquei.

Esquisito, né?

Mas enfim: parabéns pelo blog, moça. Gostei bastante.

Um abraço.