quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Stock Car em Salvador

Bom, antes de começar a falar da Stock em Salvador, assumo que sei que estou um pouco atrasada, afinal hoje é dia 13 e a corrida foi dia 09! Mas quem me conhece sabe que fico de "ressaca" quando volto de corrida + viagem (rs). Quero distância por alguns dias, sabe? Fico fechada para balanço.
Mas enfim, estou aqui para comentar da tão polêmica e falada etapa de Salvador da Stock Car, a 6ª etapa do campeonato 2009. Pra começar, a primeira corrida em circuito de rua em 30 anos de categoria. E a primeira em Salvador. Imaginem o furor dos nordestinos. Foi tudo muito legal, cheguei lá em cima da hora, na sexta feira de treinos livres, mas deu pra perceber que o soteropolitano recebeu super bem a categoria e o assunto da cidade era Stock Car. Todo mundo queria, todo mundo ia, propagandas e cartazes pela cidade, demais. A organização do evento foi 10 também. Muita sinalização, vias organizadas, lugar ótimo, não teve zona mesmo. Foi melhor do que São Paulo até, nesse quesito. A única coisa que não gostei foram as acomodações para os profissionais (como o meu pai) poderem trabalhar. O box e principalmente o pit lane, que na realidade não sei se pensam em fazer diferente nos próximos anos, sendo que a Stock vai à Salvador pelo menos até 2013, mas é uma coisa a ser pensada. Fora que fiquei com dó de vê-los trabalhando naquele calor todo! Mas faz parte, né?
Agora vamos falar da corrida, que já teve muita polêmica por aí durante a semana... Quem conhece e acompanha automobilismo sabe que circuito de rua geralmente é travado, é fechado e quase não tem ultrapassagem, né? Pois bem, quase não teve mesmo e esse foi um motivo para escracharem em cima da categoria. Como se não soubessem ou não tivessem imaginado antes... Mas eu acho que o que faz de uma corrida de rua legal é o fato da tentativa da ultrapassagem e das estratégias que ocorrem durante a prova. Exemplo: os dois carros da RCM, que meu pai chefia. O Valdeno Brito largou em 18° e graças a uma super estratégia de equipe chegou em 7°. E o Marcos Gomes, largou em 8° e chegou em 2°. Viu, como dá pra ganhar posições? Mas ninguém pensa nas equipes, nos pilotos, em todo um trabalho que é feito e isso chateia muito. Não, eu não estou aqui para defender a Stock, pelo contrário, claro que pecam sim em muitas coisas, mas isso não justifica o fato de ficarem falando coisa que não "deve". Inclusive pilotos da própria categoria que não passam de simples pilotos ficam difamando e botando lenha na fogueira.
Olha, eu não gosto do organizador da categoria, não gosto da forma com que a Globo cobre a categoria, entre muitas outras coisas que não veem ao caso agora, mas aí só falarem mal também, sem ver o lado bom, é demais, né?
Bom, foi apenas um desabafo de uma integrante, torcedora e futura jornalista que um dia ainda vai trabalhar na Stock Car (rs). Fui...

Um comentário:

tarso disse...

o evento parece realmente ter sido um sucesso em termos de divulgacao regional, público, promocoes...

mas no quesito automobilismo, a etapa deixou a desejar. nao eh facil fazer uma prova em circuito de rua, mas passar o final de semana inteiro mudando a pista (pelo q li, a chicane mudava a cada abertura de box...).

Ter um trecho da pista em constante bandeira amarela (pra proibir ultrapassagens) tambem é algo estranho (pra nao falar absurdo).

Com relaçao as condicoes de trabalho para as equipes eu nao vou comentar pois nao sei exatamente o que aconteceu, mas por trabalhar em uma equipe da pickup eu sei q mesmo em circuitos permanentes nós temos problemas (em santa cruz o carro nao conseguia sair do box por causa da inclinacao da rampa e em sao paulo o carro tinha q ser erguido no macaco para manobrar pra entrar e sair do box).

Ultrapassagem é complicado mesmo em circuito de rua, ainda mais com a estrutura dos stock, que desmancham com toques (assista uma etapa de rua da wtcc, btcc, australian v8... e vc verá a diferença de corrida entre um carro feito de lata e um carro de fibra...).

Espero vê-la em breve escrevendo releases do andre.